A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, na sexta-feira (28), no município de Nova Mutum, da solenidade de posse dos 24 integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos. Dos 12 comitês, esse foi o último a iniciar as atividades. Os comitês são órgãos colegiados que têm como objetivo discutir a gestão das águas de forma participativa e descentralizada
O encontro ocorreu no Centro de Formação da Educação de Nova Mutum. Na ocasião, o Superintendente de Recursos Hídricos, Luiz Noquelli empossou os membros eleitos do Comitê, como representante da Sema.
“O evento marcou o início das atividades, ou seja, o comitê passou pelo processo de fomento, foi aprovado pelo conselho estadual de recursos hídricos para sua instalação e a posse marcou esse começo, com representação de diversos setores da sociedade”, declara o Gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas, Leandro Obadowski.
Além da Secretaria, participaram da solenidade de abertura, outras entidades representativas do poder público e da sociedade civil de Nova Mutum, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Nobres, Porto dos Gaúchos, São José do Rio Claro, Cuiabá, Porto do Gaúchos, Tabaporã, Nova Bandeirantes e Vilhena.
A programação da cerimônia incluiu, breve histórico de mobilização e instalação do CBH Arinos; Falas institucionais do Superintendente de Recursos Hídricos do órgão ambiental e Secretário do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO), Luiz Noquelli, do Gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas, Leandro Obadowski e da engenheira ambiental e sanitarista Ana Claudia Guedes Silva e informes gerais.
O CBH Arinos foi estabelecido por meio da Resolução CEHIDRO nº 182, de 12 de setembro de 2024.
“A criação do Comitê do Rio Arinos foi muito importante para a conscientização ambiental e gestão dos recursos hídricos. Tudo isso foi motivado pela iniciativa dos atores locais em preservar a qualidade e a quantidade dos recursos na bacia”, afirma o Gerente.
Do total de comitês instalados, três (CBH Sepotuba, CBH Cabaçal e CBH Alto Paraguai Superior) já estão com os planos de bacias hidrográficas aprovados e outros dois, CBH Alto Cuiabá e do CBH São Lourenço, estão em desenvolvimento. Existem ainda os CBHs do Alto Rio das Mortes, Alto Araguaia, Arinos, Jauru e o Baixo, Médio e Alto Teles Pires.
Rio Arinos
Localizado em Mato Grosso, o rio Arinos nasce no tabuleiro de um contraforte da Serra Azul, a 400 metros de altitude, percorrendo aproximadamente 725 km no sentido sul-norte até desaguar na margem direita do rio Juruena.
Sua bacia hidrográfica abrange 14 municípios, incluindo Nova Bandeirantes, Juara, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Diamantino, Nobres e Nortelândia, com uma extensão total de 58.842,80 km².
*Texto: Yasmin Yegros com supervisão de Clenia Goreth