Página inicial > SEMA > Notícias > Silval Barbosa convoca poderes constitucionais para somar esforços com o Governo
Publicado: Segunda, 03 de Janeiro de 2011, 13h20 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h39 | Acessos: 725 | Categoria: Notícias
Foto:Marcos Vergueiro/Secom-MTposse_governador_1
Solenidade posse na Assembléia Legislativa

Silval Barbosa e Francisco Daltro, em solenidade realizada no Plenário das Deliberações 'Deputado Renê Barbour' da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foram empossados como governador e vice-governador, respectivamente, para o quadriênio 2011-2014.

A solenidade de posse foi aberta pelo presidente da Casa, deputado estadual Mauro Savi, que convidou os demais deputados para compor a mesa e representantes dos demais poderes. Em seguida, conforme determina o protocolo, o presidente formou uma comissão com os deputados Joaquim Sucena, J. Barreto e Pedro Satélite para receber o governador Silval Barbosa e o vice-governador Chico Daltro que os encaminhou até a mesa diretora.

Após a execução do Hino Nacional, o governador Silval Barbosa e Chico Daltro fizeram a entrega da declaração de bens, com a cópia dos diplomas de governador e vice-governador ao presidente e ao primeiro secretário, deputado Sérgio Ricardo. Os respectivos documentos foram conferidos, como de praxe, o primeiro secretário declarou que os mesmos estavam de conformidade com a legislação e serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado. O vice foi o primeiro a fazer o juramento, seguido pelo governador Silval Barbosa também fez o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição da República e do Estado de Mato Grosso, observando as leis, promoção do bem geral e desempenhar – com zelo e lealdade – a funções de governador de Mato Grosso”. Após o juramento o governador foi amplamente aplaudido. Depois do juramento o presidente declarou os dois formalmente empossados e, em seguida, o primeiro secretário fez a leitura do termo de posse que foi assinado por todos componentes da mesa.

O presidente da ALMT, Mauro Savi, pronunciou que estava “honrado em dar posse a uma pessoa, assim como ele, também veio do interior”, enquanto base política. Ele lembrou que os dois são mato-grossenses de adoção e por isso mesmo a responsabilidade dele é maior. “Isso não tira a responsabilidade que assumiu com as ruas com a capital, Cuiabá, que receberá a Copa do Mundo”. Savi finalizou sua fala desejando sucesso a administração e que ela tenha a cara do povo.

O vice Francisco Daltro agradeceu ao “companheiro de chapa”, governador Silval Barbosa e reafirmou seu compromisso de fazer uma administração voltada para a qualidade de vida, de melhoria a todos os mato-grossenses.

O governador Silval Barbosa, após os cumprimentos de praxe, disse que “não tivessem duvidas” que estava tomado pela emoção, apesar de ser a quinta posse participa, eleito pelo povo. “Cada uma tem um gosto, um significado diferente”, avisou. Silval Barbosa depois disse preparou um discurso, mas que estava declinando, deixando uma cópia para ser registrado nos anais da Assembleia.

“Prefiro me ater um pouco à minha história neste parlamento”. Lembrou que foi eleito duas vezes como deputado estadual e de lá saiu para se candidatar a vice de Blairo Maggi. Por essa ligação parlamentar, o governador disse que o perfil de seu staff tinha bastante parlamentares. Segundo ele, o parlamentar tem a sensibilidade em trabalhar com a população. “Esse é o intuito, essa missão, de não errar. Por isso vou cobrar muito dos secretários”. Fez um agradecimento, não apenas aos parlamentares da atual legislatura como também das anteriores e também aos funcionários que o ajudaram bastante. “Foi um aprendizado, uma escola passar por este parlamento”, declarou.

O governador também convocou todos os poderes constitucionais presentes para juntos “somar esforços para que tudo o que foi compromissado com a população”.

No final, o governador, já emocionado, fez um agradecimento a sua esposa, a primeira-dama Roseli Barbosa, “pela nossa trajetória; sendo essa mulher extraordinária, pelos anos de dedicação e amor aos nossos filhos”. Aos pais, agradeceu a confiança em deixar um jovem de apenas 17 anos vir para Mato Grosso e se embrenhar no nortão e lá construir essa vida política.