Página inicial > SEMA > Notícias > Parque Massairo Okamura
Publicado: Quarta, 05 de Janeiro de 2011, 13h42 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h40 | Acessos: 320 | Categoria: Notícias

PARQUE ESTADUAL MASSAIRO OKAMURA Área: 53,75 ha Base Legal: Decreto Lei nº 7.506 de 21/09/2001. Bioma: Cerrado Denominação: Homenagem ao vereador Massairo Okamura. O parque Massairo Okamura é uma unidade de conservação de responsabilidade da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT. Está localizado no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. É um espaço ideal para caminhadas, tardes de lazer e para quem quer manter contato com a natureza, mesmo estando na cidade. Um outro objetivo do parque é proteger a nascente do córrego do Barbado. FAUNA E FLORA – A conservação das áreas florestadas do parque é de extrema importância. Elas apresentam espécies da fauna do cerrado que necessitam de ambientes específicos para se estabelecerem, com potencial em recursos naturais para a sustentação de tais espécies. Apesar da aparente monotonia da vegetação, a flora do cerrado é de enorme riqueza.Entre as espécies localizadas na área do parque podemos citar: farinheira; sete cascas; lixeira; angico; barbatimão branco; ingá; algodãozinho e sucupira preta. NÃO É PERMITIDO NO PARQUE • A utilização de qualquer equipamento de som sem autorização prévia da Coordenação do Parque; • Veicular qualquer tipo de propaganda sem autorização; • Realização de atividades que propiciem poluição visual, sonora, residual, atmosférica ou hídrica; • Danificar instalações ou benfeitorias; • Danificar a vegetação, colher plantas, caçar ou alimentar os animais; • Degradar de qualquer forma os recursos naturais; • Exercer atividade comercial de qualquer natureza, sem autorização prévia da Coordenação; • Acender fogo em qualquer local; • Introduzir animais, domésticos ou não, na área do Parque, mesmo confinados ou presos à guias; • Trafegar com veículos automotores, patins, bicicletas ou similares nas pistas para pedestres. PRINCIPAIS ATRAÇÕES • Mirante; • Trilhas pavimentadas para caminhada; • Auditório; • Aparelhagem para exercícios físicos; • Eventos diversos. RECOMENDAÇÕES • Ao estacionar seu carro certifique-se que está trancado; • Evite fazer exercícios ao lado do carro, procure os locais adequados; • Caminhe pelas trilhas sempre acompanhado(a) • Evite caminhar portando telefone celular; • Caso presenciar qualquer atitude suspeita, comunique ao um agente ambiental ou à segurança do Parque. HISTÓRICO O vereador Massairo Okamura (1938 – 1992) nascido em Congonhas / PR, agraciado cidadão cuiabano em 1987, foi sócio-fundador da Sociedade Cuiabana de Proteção ao Meio Ambiente, primeira organização não governamental ambientalista registrada em Cuiabá (1977). Incentivou o trabalho com diversos grupos organizados da comunidade voltados para a orientação e educação de jovens, principalmente escoteiros. Foi o presidente do Conselho Regional dos Escoteiros do Estado de Mato Grosso, diretor da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Cuiabá e membro do Rotary Club. Vigoroso defensor do meio ambiente lutou pela concretização da existência da Reserva Ecológica da Morada do Ouro.