Página inicial > SEMA > Notícias > Nova marca do Estado destaca humanismo nas ações de Governo - Um novo momento na história política de Mato Grosso focado na solução das desigualdades sociais, no humanismo, e na construção de um Estado mais igualitário e de oportunidades para os mato-gros
Publicado: Terça, 11 de Janeiro de 2011, 14h36 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h40 | Acessos: 885 | Categoria: Notícias
Lenine Martins/Secom-MT
novamarca.gov
Secom lança nova marca do Governo, no Paiaguás

Um novo momento na história política de Mato Grosso focado na solução das desigualdades sociais, no humanismo, e na construção de um Estado mais igualitário e de oportunidades para os mato-grossenses.

Esta é a mensagem passada pela nova marca do Governo de Mato Grosso, lançada à imprensa nesta terça-feira (11.01), no Salão Nobre 'Secretário Cloves Vettorato', no Palácio Paiaguás. Apresentada pelo secretário de Comunicação Social, Osmar de Carvalho, a nova marca representa pelos próximos quatro anos o novo foco proposto pela gestão Silval Barbosa.

Segundo o secretário, a marca é o início de um novo governo, e traduz também as conquistas da gestão anterior. "Ela deve sintetizar um conceito de governo que será apresentado à sociedade, onde uma obra deixa de ser apenas uma construção, mas sim uma conquista social", afirmou.

O secretário adjunto de Comunicação Social da Secom, Onofre Ribeiro, reitera que a logomarca nasceu de uma ideia de humanismo. "Essa ideia vem para representar a transformação social que as ações de Governo provocam. Então, quando vemos a construção de uma casa, não se trata apenas de uma nova residência. Mas sim da realização de sonhos e da geração de oportunidades para mais uma família", ressaltou.

A nova marca, de criação da agência Cada D'idéias, foi escolhida entre várias propostas elaboradas por três agências publicitárias que atendem o Governo do Estado. Para a diretora de criação, Célia Fontella, a elaboração de uma marca que traduz o conceito de humanismo e integração foi um desafio. "Queríamos mostrar uma nova era política em Mato Grosso, destacando os conceitos de proximidade com o cidadão, humanidade e sustentabilidade".

Representantes da imprensa de Mato Grosso, convidados para o evento, puderam conferir em primeira mão a nova marca. Para o jornalista do Diário de Cuiabá, Jean Campos, a arte cumpre a proposta apresentada pelo Governo do Estado. "Os elementos apresentados na marca buscaram muito bem representar o momento político ao qual Mato Grosso está vivendo, e a promessa da nova gestão de se tornar um governo mais humanista", afirmou.

Marcos Coutinho, do site Olhar Direto destacou que o conceito vai além da marca em si. "Penso que as ações governamentais desta nova gestão e a implementação desta nova filosofia é que vai dar o valor à nova marca". O jornalista da TV Record, Grupo Gazeta, canal 10, também aprovou o novo conceito. "Ela transmite a luminosidade e as cores do nosso Estado, além das potencialidades que possuímos, destacando as transformações sociais com as quais passamos hoje".

MAIS POR VOCÊ

Com o slogan "Mais por você" que reafirma o compromisso da nova gestão em trabalhar pensando no social, a logomarca foi desenvolvida com a preocupação de transmitir não apenas as qualidades do Estado, mas também de estar posicionada em um contexto atual, moderno e adaptada à nova realidade política de Mato Grosso.

O círculo está relacionado ao orgânico. A forma é facilmente encontrada na natureza, como o sol, a lua e várias frutas, e representa a flexibilidade, o infinito, a totalidade e a inovação. Também lembra a bola: símbolo máximo da Copa do Mundo de 2014, da qual Cuiabá será umas das sedes.

A estrela é o símbolo máximo da bandeira de Mato Grosso, e se relaciona com conceitos de verdade, esperança e um destino a ser seguido. Os traços estilizados dentro do círculo, em traço crescente em direção à estrela, representam o crescimento, dinamismo, desenvolvimento e ousadia da nova gestão.

As cores na logomarca também têm seus significados. O amarelo transmite a sensação de energia, vigor, calor e luz. O azul representa o céu e os recursos hídricos de Mato Grosso. O vermelho remete ao calor humano, à paixão do povo mato-grossense e ao seu orgulho. O verde simboliza a relação de sustentabilidade presente no Estado, além dos recursos naturais.

Durante o evento, os participantes também receberam um manual que orienta as normas de aplicação da nova marca.

PROCESSO DE CRIAÇÃO

A secretária adjunta de Publicidade e Marketing da Secom, Samantha Col Debella, destacou que o resultado apresentado no evento foi fruto de um longo processo de criação envolvendo três agências publicitárias. Segundo Samantha, o grande "briefing" que as equipes tiveram foi a "Reunião de Trabalho - Formulação da Filosofia para o Novo Governo", realizada em novembro do ano passado com os secretários e o governador Silval Barbosa.

O evento contou com a participação de comunicadores como Nino Carvalho, Ricardo Amorim e o economista Marcelo Neri, entre outros palestrantes. "Com base nas informações obtidas nesta reunião, as agências começaram a fazer suas pesquisas para elaborar as propostas. O evento foi essencial para imprimirmos este novo conceito na logomarca", concluiu.