Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Oito caminhões de lixo são retirados da Salgadeira em ação de interdição
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2011, 12h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h19 | Acessos: 702 | Categoria: Notícias
Foto: Edson Rodrigues-Secom/MTSALGADEIRA
Governo retira lixo do Complexo Salgadeira

Aproximadamente oito caminhões de lixo foram retirados do Complexo da Salgadeira no início do mês de abril pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração.

A ação fez parte do processo de interdição do balneário, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro, que dá acesso ao município e ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, conforme determinação judicial do Ministério Público Estadual (MPE).

Além da limpeza da área, a SAD disponibilizou mais de R$ 140 mil para a colocação de tapumes de metal galvanizados, que tem maior durabilidade, para lacrar totalmente o complexo, além da contratação da empresa para a retirada dos entulhos.

Depois de realizada a ação de interdição e limpeza do Complexo da Salgadeira, a SAD enviou um projeto de autoria da Secretaria de Turismo (Sedtur), para a revitalização do local. Para manter o local isolado e seguro, a secretaria também solicitou à Polícia Militar o patrulhamento 24 horas da região.

O PROJETO

O projeto de revitalização do Complexo da Salgadeira, além de se adequar as exigências do MPE, prevê melhorias significativas aos turistas, mas lembrando que a população precisa fazer a sua parte.

Confira algumas melhoras propostas no projeto: estacionamento para 313 vagas, sendo 14 vagas para ônibus; Centro de Educação Ambiental e Administração da Salgadeira; Piscina; Ambulatório; Parques infantis; Praça de alimentação; Quadras poliesportivas; tendas para vendas de artesanatos; Espaço com churrasqueiras e duchas.

Após o parecer positivo do MPE, ainda será decido sob a responsabilidade de qual órgão ficará a administração da Salgadeira, além da execução da obra que está avaliada em aproximadamente R$ 10 milhões. “Tudo que era responsabilidade da Secretaria de Administração foi executado. É improvável que a administração do Complexo continue sob a SAD”, explicou o superintendente de Patrimônio e Serviços, Wilson Luis Pereira Soares.

INTERDIÇÃO

O Complexo da Salgadeira foi interditado pelo fato do MPE ter constatado irregularidades ambientais e referentes à titularidade da área, como lixo e esgoto a céu aberto, erosão provocada pelos carros no estacionamento e falta de contrato de concessão de uso do espaço ou licenciamento ambiental para as atividades em área de preservação permanente.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838